quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Lauro de Freitas Discute oportunidades para setor industrial na Copa de 2014

Com intuito de estreitar a relação entre os industriários e Poder Público e debater as oportunidades para o setor na Copa de 2014, a Superintendência de Desenvolvimento de Indústria, Comércio e Serviços de Lauro de Freitas (Sudics) realiza no dia 30 o 1ºEncontro do Setor Industrial do município. O evento será realizado no Senai/Cetind (Avenida Luiz Tarquínio), às 18h. Além de fomentar a interação entre empreendedores dos diversos segmentos - marmoraria, panificação, modulados, plásticos metalurgia e cosméticos – o encontro busca estimular a formalização de empreendedores individuais. O encontro contará com a participação de instituições como Senai, Sebrae, Fieb, Cetind e Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Governo do Estado.

De acordo com o superintendente da Sudics, Marcelino Santana, o evento tem também o intuito de “preparar a categoria para o advento da Copa do Mundo, oportunidade excelente para aumentar os lucros e gerar emprego”. Segundo o Fieb, Lauro de Freitas conta hoje com 345 indústrias. Representa a 7ª economia do Estado e é um dos municípios que mais se desenvolvem no país. O gerente do Senai Cetind, Alex Santiago, o analista do Sebrae Fabrício Lacerda, o presidente do Fieb, José de Freitas Mascarenhas, e o superintendente de Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, Albert Hartmann, são alguns dos palestrantes já confirmados.

LAURO DE FREITAS TERÁ ACADEMIAS DE SAÚDE

Lauro de Freitas/BA foi contemplado com duas Academias da Saúde, programa do Ministério da Saúde que busca estimular a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e de lazer. O anúncio dos municípios contemplados foi feito nesta quinta-feira (3) pelo ministro Alexandre Padilha, durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi).

De acordo com o secretário municipal de Saúde Luis Galvão, “a ação contribui para a melhora da qualidade de vida no município”. As atividades devem estar ligadas aos serviços de atenção básica. Em todo o Brasil, foram selecionados 2 mil pólos beneficiando 1.828 municípios. Para a Bahia, serão instaladas 164 unidades em 151 municípios. De acordo com o Sistema Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2010), 16,4% dos brasileiros são sedentários e apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre.

Segundo o ministro Alexandre Padilha, “as Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, ressalta.

A prefeita Moema Gramacho comemorou o anúncio. “Esses espaços vão beneficiar principalmente idosos, jovens e crianças com reflexo direto na saúde”. As Academias de Saúde vão se somar às 20 Academias Populares adquiridas pelo município e que começam a ser instaladas este mês nas praias e em praças de todas as localidades de Lauro de Freitas. Moema assegura que as praias já contarão com a Academia Popular no próximo Verão. 

O programa Academias de Saúde é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT. Lançado em agosto, o Plano tem como meta a redução de 2% ao ano das mortes prematuras por essas doenças. O objetivo é alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, à alimentação inadequada e obesidade.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

CAMINHADA DIA 9 DE NOVEMBRO VAI MOBILIZAR PORTÃO PELA PAZ

No dia 9 de novembro, quando a chacina ocorrida em Vila Nova de Portão completa um mês, a Secretaria Municipal de Saúde mobiliza a comunidade para uma Caminhada pela Vida, a partir das 8h. A caminhada sairá do final de linha do Terminal Turístico de Portão, segue pela Rua Santo Antônio e finaliza na praça. O objetivo é sensibilizar a população e órgãos públicos para o respeito à vida, além de uma homenagem às vítimas da chacina, que terminou com a morte de quatro pessoas. “É fundamental a sensibilização e mobilização de todos que, direta ou indiretamente, possam apoiar esta causa. A caminhada será um marco na história da comunidade de Portão, em defesa da Vida e na luta contra a violência”, diz Marina Lessa Gomes, gerente do Distrito de Portão.

A violência motivou as equipes de saúde das unidades locais e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) a tomarem a iniciativa. Na Praça de Portão acontecerão manifestações ligadas ao tema, que poderão ser feitas por líderes comunitários, gestores ou profissionais ligados ao setor público.

A localidade possui três unidades de saúde, com cinco equipes do Programa Saúde da Família e um Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Durante todo o ano são realizadas nas escolas ações educativas de prevenção às drogas, palestras, orientações, além de distribuição de panfletos. “Este será um evento de grande valia fortalecer o evento e contribuir para disseminação de uma cultura de paz”, completa Mana.

Moema homenageada em sessão especial do Outubro Rosa na Alba

Curada de câncer de mama, a prefeita Moema Gramacho, de Lauro de Freitas, fez um alerta às mulheres na sessão especial realizada nesta quinta-feira (27) na Assembléia Legislativa da Bahia. “Se tratado desde o início, o câncer de mama tem cura, prova disso é o fato de que eu estou aqui”, declarou. Moema terminou o depoimento entoando versos da música “Rosa”, de Pixinguinha, que ressalta as qualidades da mulher, acompanhada pelos participantes que lotavam o auditório. 
A prefeita de Lauro de Freitas foi uma das homenageadas durante o evento que debateu sobre o Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização e luta contra o câncer de mama. A sessão especial foi solicitada pelo deputado estadual Rosemberg Pinto e teve o apoio do Núcleo Assistencial às Pessoas com Câncer (Naspec) e da Comissão dos Direitos da Mulher. Além de Moema, foram homenageadas também Romilza Medrado e Cátia Baldini, do Naspec, e a líder comunitária do Bairro da Paz, Selma Guimarães. A Avon foi uma das parcerias que incentivaram a campanha da Assembléia Legislativa, que teve o prédio todo iluminado de cor-de-rosa pela Coelba.
“Já colocamos o mamógrafo de Lauro de Freitas à disposição do governo do Estado para ser utilizado pelo SUS porque sabemos da importância do diagnóstico precoce”, reforçou a prefeita. Lauro de Freitas é um dos cinco municípios baianos a dotar a rede própria de um mamógrafo. O aparelho está instalado na Clínica Bem Querer onde também é realizada a ultrassonografia. Os dois exames são essenciais na detecção do câncer de mama.
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a primeira dama Fátima Mendonça, cuidar das mulheres é zelar pela continuidade da vida. “Elas precisam de suporte da família, da sociedade e dos poderes públicos para ter incentivo e acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento do mal. Para isso precisamos de mais equipamentos e mais profissionais qualificados”.
Também participaram da sessão, Vera Lúcia Barbosa secretária de Política para Mulheres, Adriana Bacci, presidente da American Câncer Society Brasil, o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, a presidente das Voluntárias Sociais, Fátima Mendonça e os deputados Zé Neto, Cláudia Oliveira, Luíza Maia, Maria Del Carmem e Ivana Bastos.

Ministra vê ‘avanços’ em texto do Código Florestal no Senado

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, considerou positivas algumas mudanças promovidas no relatório do projeto do novo Código Florestal, e pretende manter as negociações para aprovar um texto que traga “mais clareza e segurança jurídica”. Para a ministra, o relatório apresentado pelo senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) às comissões de Agricultura e Ciência e Tecnologia do Senado “tem avanços”. A previsão do relator é que o parecer seja votado nessas duas comissões em 8 de novembro. Depois disso, ele terá de ser analisado pela Comissão de Meio Ambiente da Casa, onde será relatado pelo senador Jorge Viana (PT-AC), e pelo plenário do Senado. “É importante observar que nós tivemos avanços não só na questão dos manguezais como áreas de preservação permanente, isso foi um ganho, como também explicitar que você não tem anistia para novos desmatamentos”, disse Izabella a jornalistas, ao anunciar uma nova queda no desmatamento da Amazônia em setembro.

Clinicas conveniadas retomam atendimento pelo SUS

As clínicas e hospitais que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS) via convênio com a Prefeitura de Salvador acabaram com a paralisação nesta terça-feira (1°). O atendimento esteve suspenso durante uma semana, em protesto pelo corte de 25% no teto do repasse do SUS, problema que ainda persiste segundo o presidente da Associação de Hosptiais e Serviços de saúde do Estado da Bahia (Ahseb), Marcelo Britto. "Estamos aguardando o contato da Secretaria Municipal de Saúde para saber se, em novembro, haverá ou não paralisação", ameaçou, em entrevista ao A Tarde. Cerca de 40 mil procedimentos deixaram de ser realizados a cada dia de paralisação.