sexta-feira, 29 de julho de 2011

SAÚDE

De acordo com a publicação Saúde Brasil 2007, do Ministério da Saúde, a cada 5 pessoas que morrem com idade de 20 a 30 anos, 4 são homens. Os homens correspondem por quase 60% das mortes no país. Das 1.003.350 mortes ocorridas em 2005, 582.311 foram de pessoas do sexo masculino – 57,8% do total. Assim, a cada três pessoas que morrem, duas são homens, aproximadamente. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas.

Por isso, no dia 27 de agosto de 2009, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. A ação tem por objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. Por meio dela, o governo federal quer que, pelo menos, 2,5 milhões de homens na faixa etária de 20 a 59 anos procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano. Além de criar mecanismos para melhorar a assistência oferecida a essa população, a meta é promover uma mudança cultural.

Saúde, um direito de todos! 

10ª CORRIDA E CAMINHADA DA EMANCIPAÇÃO.

Ainda como parte das comemorações pelos 49 anos, será realizada no próximo dia 7 de agosto, a 10ª Corrida e Caminhada da Emancipação. Promovida pela Prefeitura de Lauro de Freitas por meio da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), em parceria com a Caixa Econômica Federal, e arbitragem da Federação Baiana de Atletismo (FBA), o evento tem como público-alvo atletas e pára-atletas profissionais e amadores da Bahia e de outros estados. As inscrições ficam abertas entre os dias 1º e 4 de agosto e podem ser feitas na sede da FBA, situada na Praça Castro Alves s/nº, Palácio dos Esportes ACM - 1º andar, Centro, Salvador. Para os atletas do município, a inscrição será na Casa do Trabalhador, das 8h às 17h, e deverão levar uma lata de leito em pó integral 400g.
PARTICIPEM.

COMEÇA HOJE OS FESTEJOS EM LAURO DE FREITAS

Para comemorar o 49º aniversário de emancipação de Lauro de Freitas, a prefeitura, juntamente com a população, organizou programação especial que inclui inauguração de equipamentos públicos.


A banda Calypso e grupos locais vão animar o 49º aniversário de emancipação de Lauro de Freitas no dia 31, domingo, a partir das 16h. Mas a programação cultural começa no sábado, 30, com o Desfile Cívico, a partir das 9h. Os eventos também marcam o lançamento do Ano do Cinquentenário. Com este foco, no dia 29 será aberta exposição de fotos do município na Galeria da Cultura, no terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, às 11h. Durante a tarde de domingo, se apresentarão diversos grupos locais: As Matriarcas, Dance Comigo, Axé Lata, Fanfarra Renascer do Sol, Fanfarra Renovação da Bahia, Azânia, Orquestra de Berimbaus, Bankoma, Samba de Roda Saia Rendada, Bambolê, Samba de Roda Renascer do Quingoma, Baianas, Toque Mania, Comando Negro, Atikum e Zambiã.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

VOCÊ SABIA?

Quando um lixo eletrônico é jogado em um lixo comum e vai parar em um aterro sanitário, na melhor das hipóteses, há grandes possibilidades de que os componentes tóxicos contaminem o solo e cheguem até os lençóis freáticos, afetando também a água. Essa água pode ser usada para irrigação, para uso do gado e animais destinados a alimentação do homem, o que acabará nos contaminando , completando um círculo mortal a vida humana.

PENSE NISSO!



Caixa de coleta feita intteiramente de material reciclado.


quarta-feira, 27 de julho de 2011

PROJETO COLETA VERDE

O Projeto COLETA VERDE, faz parte de uma série de ações que estarão sendo exercidas pela SMARH – Secretaria de Meio Ambiente Saneamento e Recursos Hídricos de Lauro de Freitas, dando continuidade do projeto –mãe, denominado CIDADE VERDE, lançado no ano de 2009 na Semana do Meio Ambiente.

Este projeto se diferencia dos demais, não só pela utilização pioneira na nossa cidade de equipamentos ecologicamente adequado ao que se propõe, mas também  pelo igual pioneirismo nas ações de integração entre a SMARH e as demais Secretarias, determinação prioritária do titular desta pasta. Outro diferencial significativo é a inclusão na coleta seletiva do chamado lixo eletrônico, que tem como finalidade transformar sucata eletrônica , que hoje é descartada de forma danosa ao Meio Ambiente, em ferramentas de geração de renda e inclusão a população carente , que aprenderá a montar das sucatas um novo computador.
Outro beneficio da coleta do lixo eletrônico é viabilizar o descarte correto das lâmpadas fluorescente, através de coletores e transportes adequados para este fim, evitando a contaminação do meio ambiente e conseqüentemente do homem que nele habita.

O Projeto implanta a Coleta Seletiva dentro das secretarias envolvidas no processo, onde começará com um ciclo de palestras mostrando os benefícios desta ação. Espera-se a partir daí, criar multiplicadores para igual ação junto  a comunidade a que pertence.
O sucesso esperado desta ação, levará este projeto as demais secretarias.

Como conseqüência, espera-se que o exemplo dado por este projeto, capitaneado pelo poder público, influenciará positivamente a sociedade civil de Lauro de Freitas. Para isto será executada palestras educativas junto a clubes de serviços, Associações de bairro, Empresas e a toda comunidade organizada, que será objeto da etapa seguinte deste projeto.


sexta-feira, 22 de julho de 2011

O Meio Ambiente e Lauro de Freitas

É  natural esperar que o crescimento vertiginoso, implique em pressões cada vez maiores no meio natural que vivemos. A proximidade com a capital do Estado, e ainda tendo a melhor localização para atender aos imigrantes que vão trabalhar nas fábricas como a Ford e outras do mesmo porte,  gera uma demanda por moradias implicando diretamente em impactos gerados pelo setor da construção civil, esta grande geradora de emprego e renda.

Contribui ainda para geração de impactos ambientais a grande diversidade de segmentos empresariais, como mineração, postos de gasolina, fábricas de gelo e indústrias diversas.
Este fato  é positivo pois mostra que a economia local não esta engessada em um só segmento, o que nos permite olhar para o futuro com confiança.
Lauro de Freitas tem um enorme passivo com seu corpo hídrico, principalmente com seus 3 principais rios: O SAPATO, IPITANGA E JOANES.
O RIO SAPATO - É um rio doméstico com 5,5 Km de extensão,  nasce na divisa com Salvador e tem uma curiosidade; sua nascente joga para a Lagoa da Praia do Flamengo e também para dentro do município, atravessando Ipitanga, Vilas do Atlântico e finalmente desaguando no Rio Joanes. Seu passivo ambiental  está diretamente ligado a descargas orgânicas ofertadas pela casas ao longo do Rio.
O RIO IPITANGA- Nasce em São Francisco do Conde, passando por várias cidades , inclusive Salvador o que faz que este rio chegue totalmente comprometido ao nosso município, onde ainda sofre uma grande oferta de poluentes dos mais diversos, incluindo hidrocarbonetos e outros agentes patogênicos . Como se não bastasse este rio deságua como uma enorme serpente negra no Rio Joanes.
O RIO JOANES- Este maravilhoso presente da natureza tem sido agredido pela contribuição negativa dos rios que foram citados anteriormente, e também pela ocupação à décadas das margens  do seu leito, tendo também sido agredido pelos condomínios que o margeiam.


Tratar portanto,  o MEIO AMBIENTE DE LAURO DE FREITAS, exige ações integradas, racionais,e técnicas e não medidas eleitoreiras que só servem para mascarar a necessidade de se profissionalizar o trato ambiental.

Valores da Educação Ambiental

A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies. É preciso considerar que:
A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital;
As demais espécies que existem no planeta merecem nosso respeito. Além disso, a manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência;
É necessário planejar o uso e ocupação do solo nas áreas urbanas e rurais, considerando que é necessário ter condições dignas de moradia, trabalho, transporte e lazer, áreas destinadas à produção de alimentos e proteção dos recursos naturais.