terça-feira, 16 de agosto de 2011

SAÚDE DO IDOSO

Garantir atenção integral à Saúde da população idosa, enfatizando o envelhecimento saudável e ativo e fortalecendo o protagonismo das pessoas idosas no Brasil. Esse é o principal objetivo da Política de Atenção Integral à Saúde do Idoso, estabelecida pela Portaria nº 2.528, de 19 de outubro de 2006.
Entre suas diretrizes estão:

  1. Promoção do envelhecimento ativo e saudável;
  2. Manutenção e reabilitação da capacidade funcional;
  3. Apoio ao desenvolvimento de cuidados informais.
Ter uma alimentação adequada e balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, diminuir a auto-medicação, ter uma convivência social estimulante e atividades prazerosas que atenuem o estresse, reduzindo os danos decorrentes do consumo de álcool e tabaco são ações que  promovem modos de vida favoráveis à saúde e à qualidade de vida contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável.

Promover o envelhecimento ativo e saudável significa  prevenir a perda de capacidade funcional da população idosa através da preservação da sua independência física e psíquica, bem como garantir o acesso a instrumentos diagnósticos adequados, a medicação e a reabilitação funcional.

Na Sesab a Área Técnica da Saúde do Idoso busca, através do Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), atender ao idoso através de avaliação multidimensional, por equipe interdisciplinar, com vistas à manutenção ou recuperação da sua saúde física, mental e funcional, adequando seus déficits às novas realidades, mantendo-o socialmente ativo e dentro do contexto familiar.

COORDENAÇÃO ESTADUAL DE SAÚDE DO IDOSOCentro de Atenção à Saúde Prof. Dr. José Maria de Magalhães Netto
Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso/ CREASI
Av. ACM, S/N - Iguatemi
CEP: 40820-000 - Salvador, Bahia
Fone (71) 3270-5758 / 3270-5805
Fax – (71) 3270-5805
E-mail: prosi.sesab@saude.ba.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário